Quinta-feira, 18/03/10 - 21:05

Operação da Rota reforça o policiamento em Campinas

Desde a última terça-feira (16), policiais militares das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) estão atuando no patrulhamento ostensivo em todo o município de Campinas – distante 95 quilômetros da Capital. A operação não tem data prevista para ser encerrada, e é parte integrante do planejamento operacional do Comando de Policiamento do Interior 2 (CPI-2), sediado na cidade.

Todos os dias, 80 policiais em 20 viaturas, divididos em quatro pelotões da Rota, são enviados para Campinas, onde permanecem entre as 14h e as 23h. O helicóptero Águia do CPI-2 também está à disposição dos policiais, para qualquer eventualidade.

O comandante da Polícia Militar responsável pela região de Campinas, coronel Almir Gonçalves Albuquerque, destaca que a presença da Rota não é algo incomum em municípios fora da região metropolitana da capital. “Trata-se de policiais especializados que não possuem área de atuação específica e estão à disposição das unidades de todo o Estado que tenham interesse”.

O comandante dos batalhões de Polícia de Choque da PM paulista, coronel Eduardo José Félix de Oliveira, explica que “a presença da Rota em Campinas não representa uma operação saturação, e sim uma operação de combate à criminalidade mais perigosa, como ocorre comumente”.

Vale ressaltar que a Rota é sediada na cidade de São Paulo, porém, sempre que sua presença é requisitada, pode atuar nas demais localidades, como já aconteceu anteriormente.

Stevan Camargo


Compartilhar em: